​História do Livre! Sem Fumar​
BZ0I6785.jpg
O ano é 2017...

Vera Lúcia Poli e Maitê Poli, mãe e filha, respectivamente,  ambas ex-fumantes, são voluntárias em uma ONG, em São Paulo, em um grupo antitabagismo.

Neste grupo se relacionam com fumantes que buscam ajuda para parar de fumar. A experiência é muito rica e edificante, afinal, além do grande aprendizado, ajudar o próximo é muito reconfortante e, via de regra, faz mais bem a quem ajuda do que a quem recebe o auxílio.

Vera e Maitê estão bastantes satisfeitas com suas atividades na ONG, entretanto, percebem que se relacionam com um número limitado de pessoas. Começam, então, a considerar a ideia de levar, através do mundo digital, a batalha contra o tabagismo para um número maior de fumantes. A ideia logo se mostra promissora e, rapidamente, se transforma em um projeto...
 
Mãe e filha, arregaçaram as mangas e, baseadas em estudos científicos sobre o tabagismo, baseadas em suas experiências pessoais como  ex-fumantes e baseadas nas vivências que tiveram enquanto voluntárias na ONG, criaram o Método Livre! Sem Fumar.

O ano é 2018...

O projeto começa a sair do papel e, já está bastante consistente, vira realidade. Com isso surge uma questão importante: qual será o nome? Como o projeto será batizado?
Decidem pelo nome "Livre! Sem Fumar" justamente por ser 'a liberdade', uma das maiores conquistas apontadas pelas pessoas que deixam de fumar.
Os ex-fumantes afirmam que, além de preservarem suas saúdes, ganham liberdade e suas vidas se transformam de forma indescritível.
Desta forma, em 2018, nasce o "Método Livre! Sem Fumar" que transforma literalmente a vida dos fumantes, uma vez que, livres de uma das mais cruéis dependência que existem, a da nicotina, poderão viver suas vidas com plenitude, livres de amarras e destruição às suas saúde.

De 2018 até hoje

As primeiras versões do método são no formato presencial, mas logo caminham para o formato digital, conforme intenção inicial. 
Como todo projeto sério e que busca efetividade, o Método Livre! Sem Fumar vai sendo aperfeiçoado e atualizado. Na versão mais atual o método é apresentado em 3 livros digitais, o "Preparar", "Parar" e o "Preservar".

Com o trabalho em andamento, logo Vera e Maitê percebem que há necessidade de expandir o formato do método.
Identificam que, para uma melhor efetividade do método, o contato estreito com o fumante é essencial para o sucesso da luta contra o tabagismo.
Desta forma o Livre! Sem Fumar cresce e hoje além do método por escrito, oferece outras opções a seu público:

  • Encontros Livre! Sem Fumar - reuniões virtuais, semanais e ao vivo, gratuitas, com o objetivo de passar informações aos participantes, facilitar a troca de vivências entre eles e ainda oferecer 'mini consultorias' aos membros presentes.

  • Aconselhamento - Conversas privadas com fumantes a fim de ajudá-los na cessação do tabagismo. Para este serviço é cobrado uma pequena taxa.


Ah... o Livre! Sem Fumar está presente em todas as redes sociais, em especial, mantem um canal no YouTube onde presta relevante serviço à comunidade divulgando conteúdo sobre tabagismo.

O Futuro

Vera e Maitê atualmente trabalham em novos projetos, entre eles, aplicar o método em escolas e empresas.

Apoie a causa antitabagista

Doação.png