O tabaco ajuda o coronavírus?


Nossa, estou aliviada!

É que desde que começou esta pandemia tem um fantasma me assombrando.

É que em julho de 2020 uma importante revista científica, a ‘European Respiratory Journal’ , publicou o resultado de uma pesquisa a qual afirmava que fumantes tinham menos chances de desenvolver Covid-19 do que indivíduos não fumantes. Ou melhor, afirmava que o tabaco no pulmão, de uma maneira ou outra, protege o fumante contra o vírus.


Quase um ano depois, neste mês de Abril/2021, no entanto, a revista tirou o artigo do ar afirmando ter descoberto que dois autores da pesquisa tiveram ligações com a indústria do tabaco para o financiamento do estudo.


Muitas pesquisas sobre “Covid-19 X Tabagismo” vêm sendo publicadas desde o começo da pandemia, entretanto, a maioria absoluta delas apontam que, o pulmão do fumante por estar constantemente inflamados devido ao uso do tabaco, tem menor condições de lutar contra o vírus coronavírus SARS-CoV-2 se comparado com o pulmão de um não fumante.

Confesso que muitos dos nossos seguidores me indagavam sobre esta pesquisa. Minha resposta sempre foi a de que este estudo não me convencia, uma vez que, não conquistou respeito e respaldo na comunidade científica.

Aliás, todos os estudos respeitados apontam justamente o contrário: um fumante entra na guerra contra o coronavírus sempre em desvantagem, em grande desvantagem.


Ufa, que bom que tudo foi esclarecido, ou melhor, a revista não questionou a validade da pesquisa, mas apontou que não era uma pesquisa totalmente isenta de ‘interesses’ uma vez que, dois de seus pesquisadores, receberam verbas da indústria tabagista. Precisa falar mais?

Se você quiser ler o artigo na íntegra ele foi publicado na revista “Super Interessante. Segue link:

https://super.abril.com.br/ciencia/estudo-que-relacionava-tabagismo-a-menor-chance-de-ter-covid-19-e-retirado-do-ar/

Quer ajudar seu corpo a reagir se por acaso você contrair o vírus? Pare de fumar. Pare imediatamente.


Vera Lúcia Poli

Criadora do Método antitabagista Livre! Sem Fumar

Conheça o Método Livre! Sem Fumar

* Acompanhe nossos encontros ao vivo todas as segundas feiras, às 14:00 pelo Instagram

*Participe gratuitamente do nosso Grupo de Apoio ao Fumante - Um tema novo a cada semana, troca de experiências entre os participantes e mini mentorias.




Vera Lúcia Poli e Maitê Poli são ex-fumantes criadoras e orientadoras do Método Livre! Sem Fumar





#parardefumar

#comoparardefumar

#ajudaparaparardefumar




1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo