• Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • Ícone do Youtube Preto

Nicotina não previne, não trata ou combate o coronavírus, como sugeriram estudos franceses



Nos últimos dias fomos fortemente surpreendidos por uma notícia que dá conta de que dois estudos franceses indicam que a nicotina pode funcionar como defesa contra o corona vírus🤔.

De cara pensamos em fake News, mas fomos pesquisar. Resultado, não é fake News, existem sim, dois estudos realizados na França conforme publicação do site ‘Saúde’ (https://saude.abril.com.br/medicina/cigarro-nao-previne-ou-trata-o-coronavirus-como-sugeriu-um-estudo/)

Destacando os pontos mais importantes (sugerimos a leitura completa do artigo), o primeiro estudo, publicado dia 22/04/2020, apresenta limitações consideráveis e ignora evidências científicas que apontam no sentido oposto, segundo a matéria.


O segundo estudo, publicado dia 23/04/2020, assinado por dois pesquisadores, também foi visto pela comunidade científica com reservas uma vez que, um dos pesquisadores, o neurobiólogo Jean-Pierre Changeaux, já foi financiado pela indústria do tabaco, segundo uma reportagem do jornal francês Le Monde, publicada em 2012.

Importante destacar que nenhum outro estudo, entre as centenas que estão sendo publicados pela comunidade científica mundial, indica que a nicotina possa ser um agente que previna ou trate o corona vírus. Não pelo menos que seja do nosso conhecimento.


Este blog segue as orientações do INCA – Instituto Nacional do Câncer que defende que o tabagista está mais vulnerável para combater o covod-19, caso infectado, do que o indivíduo não fumante. Recomendamos, fortemente que os fumantes deixem de fumar. Há muitos caminhos para isso, começando pelo nosso Programa Livre! Sem Fumar

Diretrizes do INCA: https://www.inca.gov.br/noticias/inca-alerta-para-os-riscos-da-relacao-entre-tabagismo-narguile-ecoronavirus

3 visualizações

Caminhos Possíveis - Comércio e Serviços Ltda ME

CNPJ:04.534.283/0001-02