• Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • Ícone do Youtube Preto

Como preparar a casa para ajudar a parar de fumar


Falamos aqui neste blog, com bastante frequência, sobre a importância de se preparar para parar de fumar. Assim como nos preparamos para diversos desafios na vida, parar de fumar ‘com sucesso’ requer também algum planejamento. Fazer no ‘susto’, parar de qualquer jeito, raramente leva ao sucesso.

Ideias e dicas para parar de fumar não faltam. É só darmos uma busca na internet para encontramos inúmeras dicas de como parar de fumar. OK, algumas são muito eficientes e funcionam, outras nem tanto. Mas há um aspecto de tabagismo que nunca encontrei em minhas pesquisas: como preparar a casa para ajudar a parar de fumar.

Nós, da equipe Livre! Sem Fumar, elaboramos um roteiro com 03 passos para deixar sua casa pronta para o dia em que você jogar seu maço de cigarros fora. Preparamos estes passos para você ser um Livre! Sem Fumar morando em uma casa livre de resíduos tóxicos, morando em uma casa, finalmente, limpa. Mas antes temos que comentar sobre o “fumo de terceira mão”.


Você já ouviu falar em “Fumo de terceira mão”?


Pois é, isto infelizmente, existe. “Fumo de terceira mão” são resíduos da fumaça do tabaco que permanecem no ambiente por muito tempo ainda depois do cigarro ter sido apagado.

Você sabia que a fumaça que sai do cigarro antes da tragada, resultado da queima direta é três vezes mais tóxica que a fumaça que é exalada pelo fumante após a tragada?

É que a fumaça que foi ‘tragada’ (fumaça primária) já deixou uma parte das substâncias tóxicas no filtro do próprio cigarro e no pulmão do fumante. Já a fumaça que exala daquele cigarro que está depositado no cinzeiro ou está queimando nas mãos do fumante (fumaça secundária, aquela fumaça azulada que sobe em espiral), impregna o ambiente com TODA A SUA TOXIDADE.

A fumaça secundária é muito mais tóxica porque possui três vezes mais nicotina, 3 vezes mais monóxido de carbono e 50 vezes mais substâncias cancerígenas.

Tanto a fumaça primária como a secundária são depositadas em sua casa contaminando cortinas, sofás, tapetes, cobertores, toalhas de banho etc. Mesmo que você deixe as janelas abertas para ‘ventilar’ e deixar sair o cheiro do cigarro, mesmo que você limpe os cinzeiros, as substâncias químicas podem permanecer no ambiente por dias, semanas e até meses. A cada cigarro mais uma camada das substâncias toxicas são depositadas nas paredes e nos móveis.

Carpetes, cortinas, móveis e roupas, caso não sejam higienizados regularmente, podem tornar-se verdadeiros depósitos desses fragmentos invisíveis e altamente tóxicos.

Há muitos estudos sobre o fenômeno do “Fumo de terceira mão” que demonstram que todos os moradores e frequentadores dos ambientes contaminados, os fumantes passivos, podem desenvolver doenças relacionadas ao efeito residual do cigarro.

E, infelizmente, os casos não são raros, pelo contrário, são frequentes. O “fumo de terceira mão” atinge mais fortemente crianças pequenas que engatinham como também os pets. Em uma pesquisa com animais domésticos foram encontradas altas quantidades de nicotina nos pelos dos cachorros estudados.

O componente mais perigoso da fumaça de cigarro é o cianeto, usado em armas químicas. Outros componentes perigosos são o arsênico, um veneno utilizado para matar ratos, e o chumbo.


O fumante pode levar os resíduos tóxicos do cigarro para longe


Os fumantes também transportam os compostos perigosos da fumaça do cigarro uma vez que eles aderem a seus corpos, cabelos e roupas e depois liberam esses compostos em ambientes para não fumantes, como elevadores, cinemas, escolas, entre milhares de outros.

É assustador, não é?

OK, agora que você já sabe sobre como o cigarro contamina seu lar e faz mal à sua família, vamos aos 3 passos para preparar sua casa para o dia em que você decidir parar de fumar.


Passo 1 – Jogue no lixo, sem dó:

Cigarros, fósforos, cinzeiros e isqueiros.

Há pessoas que param de fumar sem jogar o cigarro fora. Entendem que assim evitam o pânico de perceberem-se sem cigarro por perto. Às vezes dá certo, mas é arriscado.

Mas atenção, não adianta lavar e guardar os cinzeiros. O ideal é jogá-los fora de uma vez. Livre-se de tudo que possa lembrar sua época de fumante.


Passo 2 – Lave tudo

Lave tudo o que puder. Dá trabalho, mas vale a pena:

· Roupas pessoais

· Toalhas, lençóis, colchas, edredons, cobertores

· Cortinas / venezianas

· Tapetes e carpetes


Você vai ficar com pena de ‘sujar’ o ambiente que deu tanto trabalho para desinfetar e que agora está limpo e saudável. De duas, uma: pare de fumar ou viverá em um ambiente permanentemente contaminado. Ah, você tem a opção também de sair para fumar, mas acredite, o melhor é parar de fumar de uma vez.


Passo 3 - Organize sua geladeira

Sim, não estamos falando sobre reeducação alimentar para emagrecer. Estamos falando sobre parar de fumar e alimentação saudável ajuda sim. Comer frutas, legumes e verduras causam sensação de bem estar, sensação MUITO IMPORTANTE para quem quer deixar o cigarro.

E mais, tenha sempre por perto, palitos e cenouras e pepino. Eles ajudam quando a fissura chega, não só porque poderá comê-los e ter uma sensação importante de saciedade, como também ao segurá-los entre os dedos você ocupa suas mãos. Muitos fumantes relatam que voltam a fumar só porque não sabem o que fazer com as mãos na ausência do cigarro.

E não esqueça da dica mais comum e que mais funciona, tome água. Mantenha por perto sempre uma garrafa com água fresca.


Esperamos que estas dicas lhe ajudem a conseguir parar de fumar e a manter-se abstinente.

Se precisar de ajuda, não hesite em procurar ajuda de um médico, de um psicólogo ou de um grupo de apoio ao combate ao tabagismo como o Livre! Sem Fumar.


Conheça o Método Livre! Sem Fumar. O Método é um curso online que ensina o fumante a preparar-se para parar de fumar, mostra os caminhos para parar efetivamente e auxilia o fumante a não recair.


Conheça o Método acessando nosso site e fazendo uma aula experimental.

https://www.livre.semfumar.com.br/aula-experimental




Vera Lúcia Poli e Maitê Poli são ex-fumantes criadoras e orientadoras do Método Livre! Sem Fumar




#parardefumar

#comoparardefumar

#queroparardefumar

#ansiedadeecigarro

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Caminhos Possíveis - Comércio e Serviços Ltda ME

CNPJ:04.534.283/0001-02