Como enfrentar a fissura

Atualizado: Abr 29


“O que fazer na hora da fissura?” é uma das perguntas que nós, do Livre! Sem Fuma, mais ouvimos e é também um dos assuntos mais pesquisados na internet.


Fissura

No caso do tabagismo, o que é a fissura? Popularmente falando, fissura é aquela vontade louca de fumar, é aquele desespero que bate quando o fumante fica algumas horas sem ingerir a nicotina.


Quando bate a ‘fissura’ e não acende o cigarro, o fumante passa a ter alguns sintomas da síndrome de abstinência que lhe causam algum desconforto como irritabilidade, dificuldade de concentração, sensação de aumento de ansiedade, entre outros. Para não ter que enfrentar estes sintomas o fumante se desencoraja e desiste de parar de fumar. Uma pena.

Sim, uma pena mesmo, primeiro, porque a fissura não é igual para todos, isto é, para algumas pessoas ela vem de forma bem leve e suportável, como foi o meu caso (Vera Lúcia Poli, criadora do método e editora deste blog), já para outros a fissura incomoda mais. Segundo, porque a fissura vem, mas passa muito rápido, cerca de 30 segundos a 1 minuto, portanto é fácil de ser controlada.


"Eu fumei durante 30 anos e fumava 2 maços por dia. Quando parei fiquei fortemente surpresa porque em menos de 5 dias a ‘fissura’ já não me incomodava mais. Claro que eu ainda lembrava do cigarro, e sim, eu ainda tinha vontade de fumar, mas nada, nada mesmo, que eu não pudesse controlar sem dificuldades. Rapidamente, bem mais rápido do que eu supunha, eu era uma ex-fumante e estava muito feliz".


O Dr. Feres Chaddad, neurologista da Beneficência Portuguesa de São Paulo no artigo do Jornal ‘O Globo’ explica mais sobre a fissura: https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/paradacerta/os-mecanismos-que-disparam-fissura-por-cigarro-20667093

“O grau de fissura é diferente para cada pessoa, mas é pior para quem fuma o primeiro cigarro do dia cinco minutos após acordar, tem o costume de fumar muito pela manhã, não consegue evitar fumar em lugares proibidos, fuma mais de 30 cigarros por dia e fuma insistentemente até mesmo quando está doente. Nesses casos em que a sensação de prazer do cigarro é muito avançada, a síndrome de abstinência aparece de forma bem mais alarmante”


Dicas para enfrentar a fissura e sair-se bem


O Método Livre! Sem Fumar funciona porque ensinamos o fumante a se preparar para parar de fumar. Preparar-se para enfrentar a fissura é meio caminho andado para conseguir parar de fumar.

A seguir algumas dicas, mas atenção: no enfrentamento ao tabagismo não existem fórmulas seguras, precisas, portanto, nem todas as dicas servirão para todos. Experimente e veja as que servem para você e, coragem, pare de fumar e enfrente a fissura sem medo!

Reforçamos que a fissura é passageira e dura entre 30 segundos a 1 minuto. Nesse intervalo, concentre-se em outra atividade, como:


1) Beber água, de preferência gelada

Essa é uma das poucas dicas que funciona para todos. E funciona mesmo. Mantenha uma garrafa de água sempre perto de você, mas atenção, mantenha mesmo por perto de você. Se você tiver que se levantar de onde está para pegar a água é bem possível que, ao invés de buscar a água, acenda um cigarro.



2) Segure palitos de legumes

Deixe preparados palitos de legumes como cenoura e pepino para segurá-los entre os dedos e para mastigá-los. Esta dica também funciona para a maioria dos fumantes.

Muitas pessoas que deixam de fumar reclamam que não sabem o que fazer com as mãos; segurar palitos de legumes entre os dedos, ocupa as mãos e, ao mastigá-los, diminui a vontade de pôr algo na boca. Ajuda e muito a espantar a fissura. Tente.


3) Respiração consciente

Funciona muito. Quando você coloca o foco na respiração, tira a atenção da fissura.

Respiração consciente é quando você põe toda sua atenção no ato de respirar e, neste momento você não pensa em outra coisa. Não tem segredo:

- Inspire pelo nariz, devagar, sentindo o ar entrando e enchendo os pulmões. Sinta a temperatura do ar, neste momento ele é frio, e perceba o tórax expandir.

- Expire pela boca, tire todo o ar possível de seus pulmões. Não deixe de prestar atenção ao ar que sai, agora quente, e perceba como seu abdome ajuda neste processo.

Faça de três a cinco respirações consciente e pronto, a pior da fissura já passou.


4) Chupar balas de gengibre ou cravo

Essa dica só funciona para alguns fumantes. Muitos afirmam que funcionou quando deixaram de fumar e outros afirmam que é muito ‘enjoativo’ tanto as balas de gengibre como o cravo. Experimente e veja o que sente.


5) Escovar os dentes

Esta é outra dica muito boa para alguns, mas que não funciona para todos. Temos seguidores que dizem que o gosto da pasta de dentes na boca ajuda a não querer fumar, enquanto outros afirmam que acentua a vontade. Experimente e veja se funciona para você.


6) Desestresse

Vamos combinar que parar de fumar é uma empreitada altamente estressante. Portanto faça tudo o que lhe possível para diminuir seu estresse. Cada pessoa sabe o que funciona para si, mas deixamos abaixo algumas sugestões:

· Pratique exercícios físicos - de uma simples caminhada até exercícios mais intensos, tudo funciona. Escolha o mais adequado a você.

· Pratique atividades que o façam usar a mente e as mãos como jardinagem, culinária, artesanato.

· Importante: cuidado com atividades que antes eram associadas ao cigarro. Um seguidor nosso nos disse que, logo que deixou de fumar, era muito difícil ler pois sempre que se sentava para ler jornal deixava o cinzeiro ao lado onde mantinha sempre um cigarro aceso. Resolveu com palitos de legumes conforme sugerimos acima.


E aí, pronto para tentar? Sente-se preparado para enfrentar a fissura? Se precisar nos procure para que possamos lhe orientar mais de perto.

Coragem e sucesso!

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Vera Lúcia Poli e Maitê Poli são ex-fumantes criadoras e orientadoras do Método Livre! Sem Fumar






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