Câncer de cabeça e pescoço têm incidência maior em fumantes



O que já se sabe há tempos

Não é novidade que o tabagismo é uma doença crônica e que tem relação com aproximadamente 50 doenças como vários tipos de câncer, doenças do aparelho respiratório e doenças cardiovasculares.

Segundo o INCA - Instituto Nacional do Câncer (Acessado em 16/07/21), estima-se que, no Brasil, a cada ano, cerca de 157 mil pessoas morram precocemente devido às doenças causadas pelo tabagismo, ou seja, morrem a cada dia, em nosso país, 430 pessoas. Triste e assustador número.

Ainda segundo o INCA:

  • Os fumantes adoecem com uma frequência duas vezes maior que os não fumantes;

  • Os usuários de tabaco têm menor resistência física, menos fôlego e pior desempenho nos esportes e na vida sexual do que os não usuários;

  • Envelhecem mais rapidamente e,

  • Têm os dentes amarelados, cabelos opacos, pele enrugada e impregnada pelo odor do fumo.


Câncer de cabeça e pescoço tem incidência maior em fumantes


Agora a ciência nos faz um alerta importante: câncer de cabeça e pescoço tem incidência maior em fumantes.

O site "Olhar Digital" traz uma publicação sobre os malefícios do cigarro e cita uma importante informação do médico oncologista Tiago Cerzósimo de Oliveira, do Hospital São Mateus, em Cuiabá, que se baseia nos dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP): o câncer na cabeça e pescoço acontece principalmente em pessoas fumantes e, ainda segundo o médico, este tipo da doença ocorre em grande maioria nos homens, devido ao maior uso de tabaco e álcool.

O câncer na cabeça e pescoço pode atingir a boca, a parte nasal, a garganta e a laringe. Dados recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que 43 mil novos casos de tumores nessa região surgem anualmente, ao mesmo tempo em que 10 mil pessoas morrem em decorrência da enfermidade.


Livre! Sem Fumar

O Livre! Sem Fumar é um Projeto Antitabagismo que oferece muitos recursos aos fumantes que desejam parar de fumar, entre eles: reuniões de apoio, online e grátis, no qual as coordenadoras do projeto recebem, acolhem e orientam os fumantes; Método Livre! Sem Fumar (Conjunto de 3 E-books que mostra ao fumante como parar de fumar em definitivo) focado em mudança de comportamento; e amplo conteúdo grátis publicado em redes sociais.

Saiba mais



Vera Lúcia e Maitê Poli, ex-fumantes, criadoras do Projeto Livre! Sem Fumar já ajudaram muitos fumantes a pararem de fumar em definitivo.



0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo